sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ceviche Caprichado

Gentee, voltei do meu carnaval mais sábia, afinal aprendi a fazer ceviche e acreditem é a coisa mais fácil do mundo...

A saga começou em ter que acordar as 07 da manhã pra comprar peixe fresco na peixaria, que foi a hora que havíamos combinado com o dono de lá... pois bem, lá fomos nós e compramos um robalo inteirinho com quase 3 kgs, que nos custou R$16,00 o Kg, em seguida fomos ao mercadinho comprar o restante dos ingredientes que se resume a:

- limão
- cebola roxa (usei a normal, mas acho q com a roxa fica melhor)
- alho
- molho shoyo
- cebolinha (opcional)

Com tudo isso em mãos (confesso que tivemos que rodar Pipa inteiro atrás da cebolinha...) voltamos pra começar os preparativos e eis que quando chego com aquele peixe enorme, brilhante e cheio de escamas, minha mãe quase tem um surto pensando na sujeira que iríamos fazer para limpar aquele peixe e resolve voltar a peixaria para tratá-lo e confesso que depois tive que concordar (façam isso eles cobram pouco ou quase nada p tratar e faz uma diferença nada).

O bom é que o peixeiro tirou cabeça, rabo, escamas e visceras e já me trouxe cortado em cubos grandes  pra facilitar e com pele e o filé central com espinhas. Então, com muito amor, cortei a pele do peixe com a faca e fui cortando em cubinhos menores, o que da um trabalhinho porque vc precisa de uma boa faca e de um pouco de paciência e eu quis tirar tudo que não fosse aquela carne branca fofa, o que não é necessário, tem uns nervinhos que podem ficar que não altera o resultado final.

Agora, uma notícia boa: essa é a parte mais trabalhosa da preparação do prato, depois é só jogar o suco dos limões (muito e coado e o mais importante pq é ele q tempera o peixe e o deixa com um cheirinho bom) a cebola picadinha e o alho em pedaços grande, deixa um pouquinho separado p tomar gosto e depois é só servir com a cebolinha picadinha em cima e eu garanto: FICA UMA DELÍCIA.

Quase nos entupimos de tanto ceviche e ficamos felizes porque é uma comida leve, linda e ainda combina com uma cervejinha, um espumante ou um vinho misturada com uma boa conversa.

Ahhh, só um parênteses, o molho shoyo você mela enquanto estiver comendo, fizemos o teste, em outro prato jogamos o shoyo em cima do todo e misturamos e nesse íamos pegando e molhando individualmente no shoyo e confesso que a segunda opção era mais gostosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário